quarta-feira, 24 de agosto de 2011

São João Batista

São João Batista e sua influência na música

Um monge italiano chamado Guido D`Arezzo (992-1050), regente do coro da Catedral de Arezzo, na Toscana (norte da Itália) foi quem “batizou”as notas musicais. Ele tirou o nome de cada nota das primeiras sílabas das palavras iniciais dos versos do Hino a S. João, pois ele notou que cada uma dessas palavras começava com uma sílaba diferente. Veja a letra:



Em Latim:                                    Traduzindo:
Ut queant laxis                             "Para que teus servos, 
Resonare fibris                           possam ressoar claramente 
Mira gestorum                             a maravilha dos teus feitos, 
Famuli tuorum                             limpe nossos lábios impuros, ó São João."
Solve polluti
 
Labii reatum
 
Sancte Ioannes
 



A Guido d'Arezzo é também atribuída a invenção da "Mão Guidoniana", um sistema mnemônico usado para o ensino da leitura musical, em que os nomes das notas correspondiam a partes da mão humana.
O sistema de Guido d'Arezzo sofreu algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de dó, para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se, provavelmente, de Dominus (Senhor, em latim) e a nota si (por serem as inicias em latim de São João: Sancte Ioannes), novamente facilitando o canto com a terminação em uma vogal.
Fonte: livro “Música e Comunicação” – Luz Martins Abrahão e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário