domingo, 26 de fevereiro de 2012

EVANGELHO PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

Marcos 1.12-15
A tentação de Jesus
12E logo o Espírito o impeliu para o deserto, 13onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam.Jesus volta para a Galileia
14Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, s 15dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho


O primeiro Domingo do Tempo da Quaresma é dedicado a contemplar o mistério das “tentações” de Jesus. O relato aparece nos livros de Mateus, Marcos e Lucas. O mais breve e conciso é o que nos toca este ano, no Ciclo B, o relato do evangelista Marcos. Em primeiro lugar, devemos levar em conta que a tentação não é um pecado. Jesus é Deus e, por conseguinte, não tem pecado; experimenta, em sua humanidade, a tentação, mas não sucumbe a ela. Há pessoas que confundem tentação e pecado. Isto é um erro. A tentação é perceber a ação de Satanás, que quer afastar do caminho de Deus, do bem e da verdade. O pecado é consentir, sucumbir à tentação…Em segundo lugar, devemos considerar que não é Deus quem tenta, mas sim, Satanás, o Diabo, o “pai da mentira”. Deus não tenta ninguém, visto que a tentação é causar o distanciamento de Deus e de seus desígnios. Por isso, que ninguém se confunda e pense ou diga que é tentado por Deus… A verdade é que Deus permite a “prova” ou a “cruz” em nossa vida. Isto é muito misterioso, e muitas vezes não se encontra explicação “racional” para a realidade da doença, das catástrofes, da morte e dos sofrimentos em geral. Contudo, se Deus permite a provação, não é para afastar-nos dele e de seus caminhos. Pelo ao contrário. Deus permite a prova em nossa vida para que sejamos fortalecidos em nosso caminho de fé…Em terceiro lugar, é preciso levar em conta que Jesus não foi somente tentado nesta ocasião particular que nos é relatada. Este texto é um momento prototípico das tentações de Jesus, que servem como modelo para a realidade de toda a sua vida. Muitas vezes e de diversas formas, ao longo de sua vida terrena, Jesus foi tentado por Satanás.


HOJE A BANDA OS FILHOS DA MÃE ESTÁ NA MAIS ABENÇOADA MISSÃO DE TODAS: CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA - RENASCENÇA I AS 19:15H


Nenhum comentário:

Postar um comentário